sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Activista anti-corrupção sai da prisão e continua greve de fome em local público de Nova Deli




DESTAK - LUSA

O activista indiano Anna Hazare saiu hoje da prisão em Nova Deli, sob a ovação de milhares de seguidores, e iniciou uma marcha até um local público, onde continuará a sua greve de fome contra a corrupção.

Visivelmente debilitado após quatro dias de jejum e ajudado por colaboradores, o ativista de 74 anos, inspirado nas ideias de Mahatma Gandhi, falou aos seguidores a partir de um estrado montado à saída da prisão, onde hasteou a bandeira da Índia.

Anna Hazare prevê prosseguir a campanha sem as delimitações iniciais propostas pelas autoridades num local público de Ramlila, para onde a marcha se dirige.

Num breve discurso emitido pela televisão, Anna Hazare afirmou em hindu que os seus seguidores são a sua “fortaleza”, pedindo-lhes que não causem estragos na propriedade pública e que não importunem as pessoas – "os irmãos e irmãs "- que encontrarão a caminho de Ramlila.

Os assistentes de Hazare tinham anunciado num primeiro momento que o septuagenário sairia da prisão na tarde de quinta-feira, mas a saída acabaria por ser adiada até hoje para dar tempo para preparar o espaço onde o ativista continuará o seu protesto.

Anna Hazare foi detido pela polícia na terça-feira depois de negar aceitar as condições impostas pela polícia para o seu protesto, tendo iniciado uma greve de fome na prisão, acompanhado por colaboradores, muitos deles ativistas proeminentes.

O objectivo do movimento é pressionar a aprovação de uma lei anti-corrupção no parlamento indiano, depois de o diploma apresentado pelo Governo, que excluia o primeiro-ministro e poder judicial, ter despoletado críticas.

A prisão de Hazare desencadeou manifestações espontâneas contra a corrupção nos setores político e administrativo da Índia.

*Foto EPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana