sábado, 6 de agosto de 2011

Afeganistão: 31 norte-americanos mortos na queda do helicóptero da NATO




DESTAK - LUSA

Trinta e um membros das forças especiais norte-americanas morreram na queda de um helicóptero na noite de sexta-feira para hoje na província central afegã de Wardak, anunciou a presidência afegã num comunicado.

Esta é uma das perdas mais importantes para a coligação no Afeganistão num único acontecimento desde o início do conflito no final de 2001.

“O presidente da República Islâmica do Afeganistão, Hamid Karzai, dirige as suas condolências após a queda de um helicóptero da NATO e da morte de 31 membros das forças especiais norte-americanas”, indica o comunicado.

Sete militares afegãos – membros das forças especiais afegãs segundo o Ministério da Defesa – também morreram devido ao despenhamento do helicóptero, adianta o texto da presidência, que não precisa as causas do acidente.

A NATO tinha confirmado antes que um dos seus helicópteros se tinha despenhado, sem fornecer um balanço, precisar a nacionalidade dos ocupantes ou a origem da queda.

Os rebeldes talibãs, contactados pela agência noticiosa francesa AFP, afirmaram ter abatido o helicóptero, embora os insurgentes reivindiquem por vezes ações de que não são responsáveis.

Segundo o porta-voz das autoridades de Wardak, o helicóptero caiu durante uma operação noturna conjunta com as forças afegãs. Não soube precisar se o aparelho foi ou não abatido.

Sem comentários:

Mais lidas da semana