ANGOLA PRESS
Luanda - Um protocolo sobre Normas de Organização e Funcionamento da Cooperação de Defesa foi assinado hoje (quarta-feira), em Luanda, pelos ministros da Defesa de Angola e da África do Sul, Cândido Pereira Van-Dúnem e Lindiwe Sizulu, respectivamente.
O documento foi rubricado à margem da XXXI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo que decorre hoje e qunita-feira na capital angolana, Luanda, debatendo questões sobre a integração regional e a situação política do Madagáscar e Zimbábwe.
De acordo com o ministro angolano da Defesa, Cândido Van-Dúnem, trata-se de um instrumento que visa regular os mecanismos de relação entre os ministérios da Defesa e as forças armadas de ambos os estados membros da SADC, por formas a garantir a soberania das duas nações da região austral do continente.
“O objectivo é fazer com que as instituições cumpram os procedimentos militares e de defesa, quer a nível da SADC, quer bilateral (Angola/África do Sul)”, disse o governante angolano.
Para o governante, os dois países quiseram aproveitar a realização em Angola da cimeira para trocar inteligências no domínio militar e de defesa, com vista a permitir que se possa encontrar caminhos viáveis rumo ao reforço da cooperação a nível bilateral e integrado na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Para a realização desta cimeira, que encerra quinta-feira, foi realizada de 11 a 13 deste mês a reunião do comité de altos funcionários, que preparou a reunião de ministros que decorreu de 15 a 16.
Sem comentários:
Enviar um comentário