quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SADC: Tema da Cimeira demonstra importância das infra-estruturas - PR angolano





Luanda – O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, declarou que o tema da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC é “demasiado significativo” e demonstra o reconhecimento da importância do desenvolvimento das infra-estruturas como garante da circulação de pessoas e bens e crescimento económico.

O estadista angolano desejava boas-vindas aos seus homólogos participantes na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, que decorre em Luanda, sob o lema: “Consolidar as bases de integração regional, desenvolvimento das infra-estruturas para facilitar as trocas comerciais e a liberalização económica”.

Declarou que este foi o entendimento do Governo angolano há nove anos, quando terminou a guerra e decidiu empreender um processo de reconciliação e de reconstrução nacional.

Para o Presidente da República de Angola, “sem a harmonização dos espíritos e a recuperação e criação de novas infra-estruturas não seria possível assegurar a estabilidade e gerar novos postos de trabalho, pondo assim em causa o próprio processo de desenvolvimento”.

Afirmou que a criação de infra-estruturas é também um garante do processo de paz no interior de um Estado, pelo efeito multiplicador que tem no crescimento da economia, na distribuição da riqueza e na superação do desfasamento entre as diferentes áreas do país.

A título ilustrativo, informou que foram recuperados três mil 982 quilómetros da rede básica de estradas, foram asfaltados seis mil 699 quilómetros de estradas, estando em curso mais mil 743 quilómetros.

Adianta que foram reabilitados 760 quilómetros de caminhos-de-ferro, estando em curso a reabilitação de mais mil 644 quilómetros, bem como foram reconstruídas 250 pontes, construídas 121 e estão em curso de reabilitação mais 475.

Enalteceu também a reabilitação de seis grandes barragens e construídas duas novas, a recuperação e ampliação de oito postos de produção e transformação de energia eléctrica e construção de cinco subestações, assim como foram reabilitadas cinco redes de transporte de energia eléctrica, construídas seis e cinco estão em construção.

Apontou ainda a reabilitação de 15 redes de distribuição e a construção de sete nas províncias do Kuando Kubango, Cunene e Lunda Norte.

O Presidente da República salientou que para além destas, foram construídas infra-estruturas sociais que permitiram o acesso de milhões de cidadãos à educação e à saúde.

O estadista disse esperar que esta Cimeira venha a produzir os resultados esperados, por forma a que a nossa comunidade possa beneficiar de um novo impulso que a projecte em definitivo na rota de um desenvolvimento sustentado e irreversível.

“Cabe-nos a nós, que ontem levantámos a bandeira da liberdade contra a opressão, erguer hoje a bandeira da paz, da democracia e do desenvolvimento, sempre tendo no horizonte os interesses inalienáveis dos nossos Povos”, rematou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana