segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Angola: Sindicato dos jornalistas quer cobertura eleitoral que satisfaça o público




ANGOLA PRESS

Huambo – A secretária-geral do Sindicato de Jornalistas de Angola (SJA), Luísa Rogério, informou hoje (segunda-feira) nesta cidade, ser pretensão da instituição que dirige dotar os profissionais dos distintos órgãos de comunicação social do país de conhecimentos indispensáveis para garantirem, em 2012, uma cobertura eleitoral que satisfaça as expectativas do público.

Falando na cerimónia de abertura do seminário inter-provincial sobre cobertura eleitoral e as novas tecnologias de informação, a sindicalista disse que várias acções formativas vão ser realizadas antes do início do processo eleitoral, para permitir que os jornalistas estejam à altura de corresponder com os anseios do público.

Tais formações, segundo Luísa Rogério, visam não apenas actualizar e elevar os conhecimentos dos profissionais em matérias sobre eleições, mas também atenuar a falta de experiência de muitos jornalistas em coberturas eleitorais.

“Queremos que os jornalistas, independentemente de qualquer obstáculo que possam encontrar, contribuam para o êxito do processo eleitoral no país, através da divulgação de conteúdos noticiosos isentos, transparentes, imparciais, respeitando a ética e a deontologia”, manifestou.

Participam no referido seminário, que termina na sexta-feira, jornalistas das províncias do Huambo, Bié, Kwanza Sul e Huíla.

No evento serão debatidos temas como o papel da imprensa na cobertura eleitoral, análise do orçamento geral do Estado e outros relatórios, análise de discurso, uso de redes sociais na cobertura eleitoral e planificação da reportagem de uma campanha.

O acompanhamento e as fontes, análise crítica dos programas partidários, a busca por meios criativos para a cobertura activa de eleições, a auto-censura, análise crítica da informação, técnicas de entrevista, conferências e comunicados de imprensa, fazem igualmente parte do programa de formação que está a ser facilitado pela professora da Universidade de Columbia (Nova Iorque) e também jornalista, Judith Matloff.

Sem comentários:

Mais lidas da semana