terça-feira, 30 de agosto de 2011

ANGOLA VAI RECEBER FUNDOS DA OMS PARA ERRADICAR A POLIOMIELITE




CRS - LUSA

Yamoussukro, 29 ago (Lusa) - Angola é um dos países que vai beneficiar, ainda este ano, de fundos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a erradicação da poliomielite, divulgou hoje a imprensa angolana.

Segundo a agência de notícias Angop, este plano de emergência da OMS terá um fundo avaliado em 150 milhões de dólares.

A informação foi avançada hoje, pelo diretor regional da OMS para a África (OMS/AFRO), Luís Gomes Sambo, no discurso de abertura da 61ª reunião da organização, que decorre em Yamoussukro, na Costa do Marfim.

O responsável acrescentou que em 2010, a África realizou uma campanha de vacinação que abrangeu mais de 114 milhões de crianças menores de cinco anos, mas o vírus da poliomielite continua a circular em muitos países da região.

Luís Sambo admitiu haver progressos na saúde pública em África, mas que ainda resta outros desafios, como o combate eficaz à cólera, à febre hemorrágica, ao VIH/Sida, ao paludismo, entre outras doenças.

Por isso, Sambo propôs que cada país trace um quadro de saúde para fazer face às ameaças, pois a capacidade de resposta das emergências continuam fracas, assim, a criação de um fundo seria o mais viável para ajudar neste problema.

Para alcançar os objetivos do milénio da ONU, apontou que muito ainda deverá fazer-se em África, principalmente no que toca à redução da mortalidade infantil e materna.

Para Luís Sambo, a crise financeira que afeta o mundo também tocou a OMS no continente africano, que teve um défice orçamental de 350 milhões de dólares durante o biénio em curso, levando à dispensa de pessoal e afetando vários programas importantes.

Apesar das reformas a que a OMS se submeteu, Sambo disse que a organização continuará a contribuir para o diálogo e formulação de políticas entre os países da região.

Sem comentários:

Mais lidas da semana