sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Indonésia entrega a Xanana M-16 e bens pessoais que tinha quando foi detido em 1992




SIC NOTÍCIAS

O ministro da Defesa da Indonésia, Purnomo Yusgiantoro, entregou hoje, em Díli, a Xanana Gusmão a arma M-16 que o atual primeiro-priministro de Timor-Leste usou durante a luta contra a ocupação indonésia (1975-1999).

Além da arma, as autoridades indonésias entregaram também a Xanana Gusmão  todo o material que tinha em sua posse quando foi detido pelas forças da  Indonésia em Díli, em 1992, quando comandava as Forças Armadas de Libertação  Nacional de Timor-Leste (FALINTIL). 

As bandeiras de Portugal, da ONU, das FALINTIL, uma farda e dinheiro  faziam parte de uma série de objetos entregues pelo Governo de Jacarta a  Xanana Gusmão, numa cerimónia realizada em Díli, para assinalar o reforço  da cooperação entre os dois países.
 
Em declarações aos jornalistas e visivelmente emocionado, o primeiro-ministro  timorense afirmou que o gesto do "ministro da Defesa da Indonésia não é  só simbólico como também expressa o incremento" das relações bilaterais.

"Podemos ver a magnitude do gesto com a entrega do material que pertence  às FALINTIL. É uma lição para todos os países que atualmente lutam entre  si, estão em guerra e se matam uns aos outros", afirmou Xanana Gusmão. 

Segundo o primeiro-ministro timorense, a "Indonésia e Timor-Leste querem  mostrar que a guerra não resolve nada e que depois da guerra se tem de viver  como seres humanos, como vizinhos e como países". 

Depois da entrega simbólica daquele material foram assinados dois memorandos  de entendimento para reforçar a cooperação entre os dois países nos setores  da defesa e do comércio. 

O ministro da Defesa indonésio disse que os dois países falaram também  sobre os assuntos em que podem cooperar no futuro. 

"Somos vizinhos e os vizinhos estão lá para sempre. Por isso, devemos  estar juntos agora e no futuro", disse. 

1 comentário:

Anónimo disse...

XANANA ÉS O MAIOR DOS MAIORES.

Mais lidas da semana