segunda-feira, 15 de agosto de 2011

IRAQUE: ATAQUE BOMBISTA FAZ 56 MORTOS




DESTAK - LUSA

Cinquenta e seis mortos, a maioria dos quais na cidade de Kut, no sul, é o resultado de explosões de bombas ocorridas hoje em mais de uma dúzia de cidades iraquianas, noticia a agência Associated Press (AP).

A onda de violência ocorrida durante um Ramadão relativamente calmo partiu do norte da cidade de Kirkuk para a capital e desta para cidades shiitas do sul como Najaf, Kut e Karbala, salientando a capacidade persistente dos revoltosos causarem estragos num momento em que as autoridades iraquianas estão a avaliar a capacidade de protegerem o país sem o auxílio das tropas americanas.

Os ataques foram coordenados para ocorrerem de manhã e incluíram a detonação de carros armadilhados e de um bombista suicida que conduzia um veículo armadilhado que foi embater numa esquadra de polícia.

Na província de Diyala, sete explosões ocorreram em cidades diferentes entre as quais na capital, Baquba, onde cinco soldados foram mortos. Nas outras cidades registaram-se mais seis mortos, disse Faris al-Azawi, porta-voz da delegação de saúde Diyala.

A onda maior de violência ocorreu, todavia, na cidade de Kut, a 160 quilómetros a sudeste de Bagdade, onde explosões simultâneas obrigaram à interrupção de trabalhos de construção num mercado de venda de geradores.

O porta-voz da polícia, tenente-coronel Dhurgam Mohammed Hassan, disse que a primeira bomba explodiu num congelador utilizado para refrescar bebidas enquanto a segunda detonou num carro armadilhado.

O chefe do comité provincial de segurança na província de Wasit, Shamil Mansour, referiu que 35 pessoas foram mortas enquanto outro funcionário disse terem ficado feridas 64 pessoas.

Shamil Mansou atribuiu a responsabilidade desta onda de violência a um sistema político que nomeia pessoas para cargos de governo com base na filiação em vez de o fazer pelas capacidades.

Na cidade de Najaf, um carro-bomba foi embater numa esquadra de polícia, disse Luay al-Yassiri, disse o responsável da segurança da província de Najaf.

Quatro mortos - dois dos quais polícias – e 32 civis foi o resultado dos ataques naquela cidade, disse.

Perto de Karbala, um carro armadilhado junto a uma esquadra de polícia matou três pessoas e feriu 14, disseram à AP dois polícias.

Em Tikrit, três homens com uniformes militares e cintos explosivos deslocaram-se até um edifício da polícia antiterrorismo tendo um sido impedidos pelas forças de segurança. Duas pessoas morreram e 10 ficaram feridas depois de um dois dos rebeldes terem conseguido entrar no edifício.

Em Bagdade, um carro armadilhado explodiu perto de um comboio que transportava funcionários do Ministério do Ensino Superior, ferindo oito pessoas. também em Kirkuk deflagrou um carro armadilhado sem ter feito qualquer vítima.

Estas explosões foram o primeiro ato de violência desde que os líderes políticos do Iraque anunciaram, no início deste mês, negociações com os Estados Unidos sobre a possibilidade deste país manter algumas tropas no Iraque até 31 de dezembro, uma vez que as tropas americanas ali estacionadas deverão abandonar o país até final do ano.

Sem comentários:

Mais lidas da semana