segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PAQUISTÃO DEIXA CHINA VER HELICÓPTERO DE AÇÃO QUE MATOU BIN LADEN




TERRA - REUTERS

O Paquistão permitiu o acesso da China ao até então desconhecido helicóptero dos Estados Unidos que caiu durante a operação que matou Osama bin Laden em maio, apesar de pedidos explícitos da CIA para que isso não ocorresse, divulgou o jornal Financial Times neste domingo.

A divulgação, se confirmada, vai provavelmente abalar ainda mais o relacionamento entre os Estados Unidos e o Paquistão, que havia melhorado levemente depois de atingir o seu ponto mais baixo em décadas após a morte de Bin Laden.

Durante a operação, um dos helicópteros Blackhawk modificados, que acredita-se que utilizam o recurso "stealth", apresentou defeito e caiu, forçando os comandos a abandoná-lo.

"Os EUA agora têm informações que o Paquistão permitiu o acesso de militares chineses ao helicóptero em Abbottabad", informou o jornal citando uma pessoa "nos círculos da inteligência."

Ele disse que o Paquistão, que goza de uma relação próxima com a China, permitiu que oficiais da inteligência chinesa tirassem fotos do helicóptero, além de colher amostras de seu revestimento especial, que permitiu que a invasão americana se mantivesse fora do radar paquistanês.

Sem comentários:

Mais lidas da semana