quinta-feira, 11 de agosto de 2011

JOVENS HOJE NAS RUAS DE BISSAU PARA PEDIR ESTABILIDADE E PAZ




MB - LUSA

Bissau, 11 ago (Lusa) - Jovens da Guiné-Bissau, reunidos no Movimento Juvenil para Paz e Estabilidade (MJPE), organizam hoje em Bissau uma marcha pacífica para pedir estabilidade e paz, na sequência de lutas entre os partidos da oposição e o do poder.

Dito Max, presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), disse à Lusa que a marcha deverá juntar jovens de "quatro plataformas juvenis" da Guiné-Bissau, o próprio CNJ, a Renaj (Rede das Associações Juvenis), o Fórum da Juventude e População e Fidec (Fórum de Intervenção e Desenvolvimento Comunitário).

"A nossa manifestação não tem nada de partidário, pois não pertencemos a nenhuma força partidária. Somos jovens, logo os continuadores do processo de desenvolvimento do nosso país e por estarmos preocupados decidimos sair à rua para mostrar a nossa inquietação", defendeu Osvaldo Nanque, secretário-executivo da Renaj.

"Sabemos que corremos o risco de sermos conotados com um ou outro partido, mas que fique bem claro a nossa marcha é pacífica e é da nossa inteira responsabilidade, isto é, não é tem nada a ver com os partidos", esclareceu ainda Dito Max do CNJ.

Os líderes das quatro organizações juvenis sublinham que a marcha terá como finalidade apelar "aos políticos e todos os cidadãos guineenses" sobre a necessidade de ser preservado o clima de paz e estabilidade no país.

Os dirigentes dos partidos da oposição que contestam o primeiro-ministro prometem no entanto juntar os seus jovens na manifestação que dizem ser do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, no poder).

A oposição diz que vai juntar a preocupação sobre a justiça com o pedido da estabilidade e paz que os jovens estão a exigir.

A manifestação dos jovens do MJPE está marcada para as 16:00 (mais uma hora em Lisboa) a partir da Chapa de Bissau, no meio da estrada que liga o aeroporto ao centro da cidade, devendo terminar na praça dos Heróis Nacionais.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana