domingo, 21 de agosto de 2011

Líbia: CHEFE MILITAR REBELDE DIZ QUE TRIPOLI CAIRÁ ENTRE HOJE E SEGUNDA-FEIRA




DESTAK - LUSA

Um chefe militar dos rebeldes líbios afirmou hoje que a capital do país, Tripoli, bastião de Muammar Kadhafi, "cairá entre hoje e amanhã" (segunda-feira).

"Entraremos em Tripoli nas próximas horas. Esperamos que entre hoje e amanhã (a cidade) esteja sob nosso controlo", afirmou Abdelhakim Belhaj em Benghazi, bastião dos rebeldes no leste da Líbia, citado pela agência France Presse.

De acordo com o comandante militar rebelde, está em curso uma operação, coordenada pelo Conselho Nacional de Transição (CNT), o órgão político da rebelião líbia, para isolar Muammar Kadhafi enquanto forças rebeldes avançam de oeste sobre Tripoli.

O porta-voz do CNT, Ahmed Jibril, adiantou que a "Operação Sereia" foi desencadeada na noite de sábado em Tripoli, reunindo forças rebeldes no exterior e já infiltradas na capital, e que a NATO, que mantém uma campanha de bombardeamentos aéreos contra as forças de Kadhafi, "também está envolvida".

Informações divulgadas pela cadeia de televisão árabe Al-Jazira indicam que aviões da NATO atacaram hoje o quartel-general de Kadhafi e o aeroporto de Tripoli.

Outras informações referem combates em várias zonas de Tripoli, onde combatentes rebeldes provenientes de Misrata por via marítima terão já entrado.

Do lado do regime, o porta-voz Moussa Ibrahim afirmou hoje em conferência de imprensa que há "milhares de cidadãos líbios dispostos a defender a capital".

Durante a tarde de hoje, uma força rebelde que avança sobre Tripoli a partir do oeste capturou, segundo um jornalista da France Presse no terreno, uma instalação militar a 27 quilómetros da capital líbia e apoderou-se de armas e munições das forças de Kadhafi.

O mesmo jornalista relatou que os rebeldes libertaram várias dezenas de detidos de uma prisão situada perto da base militar.

Os prisioneiros estavam encerrados em grupos de cerca de 20 em celas com cerca de nove metros quadrados e alguns apresentavam ferimentos ou sinais de tortura.

Sem comentários:

Mais lidas da semana