domingo, 21 de agosto de 2011

Líbia: NATO BOMBARDEIA QUARTEL-GENERAL DO LÍDER LÍBIO




DESTAK - LUSA

Protestos contra o regime de Muammar Kadhafi estão hoje a decorrer em Tripoli, segundo relatos de agências internacionais, enquanto a NATO bombardeou o quartel-general do líder líbio e o aeroporto de Maitika, também na capital.

A agência norte-americana Associated Press cita Mukhtar Lahad, um comandante de forças rebeldes que avançam sobre Tripoli, que refere que familiares seus residentes na capital líbia relataram manifestações com centenas de pessoas em vários bairros de Tripoli.

De acordo com a mesma fonte, os protestos estão a ser encorajados pelos imãs das mesquitas que estão a difundir através de altifalantes a frase "Allahu Akbar" (Deus é Grande), mas em pelo menos um dos bairros houve disparos de atiradores furtivos contra os manifestantes.

Os bombardeamentos da NATO contra o quartel-general de Muammar Kadhafi e contra o aeroporto foram noticiados pela cadeia de televisão árabe Al-Jazira. Residentes em Tripoli relataram também terem ouvido explosões e disparos de armas pesadas em várias zonas da cidade, sugerindo que grupos de simpatizantes dos rebeldes começaram a combater forças leais a Kadhafi no interior da capital líbia.

A agência noticiosa France Presse noticiou que combatentes rebeldes vindos por mar da cidade costeira de Misrata, 200 quilómetros a leste de Tripoli, infiltraram-se na capital e começaram a atacar as forças de Kadhafi juntamente com grupos que se organizaram entre os residentes da cidade.

Outros relatos de agências internacionais, que citam fontes da rebelião ressalvando que se tratam de informações não confirmadas de forma independente, dão conta de uma força de várias centenas de combatentes anti-Kadhafi que se encontram já a apenas cerca de 25 quilómetros de Tripoli, estando sob fogo de morteiros e de "rockets" das forças leais ao líder líbio.

Sem comentários:

Mais lidas da semana