sábado, 13 de agosto de 2011

Moçambique: ALUNAS MUÇULMANAS PROIBIDAS DE USAR VÉUS ISLÂMICOS




ANGOLA PRESS

Maputo - Alunas da comunidade muçulmana estão a ser proibidas de assistir às aulas, usando véus em algumas escolas da cidade de Maputo, informou o secretário da comunidade maometana de Moçambique Issufo Maomede, citado hoje (sábado) pela LUSA.
  
"Infelizmente várias alunas são expulsas ou obrigados a tirar o lenço no recinto escolar e, mesmo sabendo que estamos na época do Ramadão, os professores não respeitam os princípios da nossa religião", disse à Lusa Issufo Maomede. 
 
O secretário da comunidade maometana lamentou a situação dizendo tratar-se de uma "discriminação das crenças muçulmanas". 
 
A Lusa pediu uma reacção ao ministério da Educação de Moçambique, mas não obteve resposta. 
 
Contactada pela Lusa, uma docente defendeu "o cumprimento dos regulamentos", notando que nas escolas existem vários alunos e que cada um tem a sua própria religião.  
    
"A escola tem regulamentos e nos devemos cumprí-los, é uma forma de educar os alunos a usar o uniforme escolar", disse Joaquina Silva, professora na Escola Secundaria Josina Machel, o principal estabelecimento de ensino secundário na capital.

Issufo Maomede afirmou ainda que a comunidade muçulmana não aconselha o uso da burqa nas salas de aulas, porque sabe que as escolas nacionais o proíbem, mas defendeu que o véu faz parte da cultura moçambicana. 

"O lenço faz parte da cultura moçambicana, não sei por que proíbem o uso do lenço, não aconselhamos o uso da burqa no recinto escolar porque é proibido, mas o lenço sinceramente", prossegue o secretário da comunidade maometana.  
   
Em Moçambique, cerca de 17,8 porcento dos 21 milhões de habitantes professa a religião muçulmana.

Sem comentários:

Mais lidas da semana