sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Participantes em colóquio do MPLA defendem atribuição de Nobel da Paz a Eduardo dos Santos




EL - LUSA

Lisboa, 26 ago (Lusa) - Participantes num colóquio realizado quinta-feira sobre a vida e obra de José Eduardo dos Santos, defenderam a atribuição do Nobel da Paz ao Presidente angolano, "por tudo o que tem feito a favor da paz dos povos", noticiou hoje a Angop.

O evento, realizado em Ndalatando, capital provincial do Cuanza Norte, é um de entre as dezenas de iniciativas que desde o passado dia 05 de agosto começaram a ser realizadas no quadro das comemorações do 55º aniversário da fundação do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

O programa, que se estende até maio de 2012, inclui uma "Quinzena do Presidente", alusivo ao 69º aniversário natalício do Chefe de Estado angolano e atesta que a celebração do aniversário de José Eduardo dos Santos está a mobilizar todo o MPLA, partido no poder.

No caso de Portugal, e numa iniciativa da comunidade angolana, o embaixador de Angola em Lisboa, José Marcos Barrica profere domingo em São Domingos de Rana uma palestra sobre a vida de José Eduardo dos Santos.

Na capital angolana, ao longo do fim de semana, as celebrações contemplam, entre outras iniciativas, a disputa da Taça "Zé Dú" (nome por que é popularmente conhecido o Presidente) em luta livre, com música ao vivo e que decorrerá no espaço da Kalemba, a antiga Praça de Touros de Luanda.

Relativamente ao colóquio de Ndalatando, subordinado ao tema "Trajetória, obra e visão social do Presidente José Eduardo dos Santos", a atribuição do Prémio Nobel da Paz foi justificado "pelos esforços empreendidos na busca da paz interna, na descolonização do Zimbabué e da Namíbia e na abolição do Apartheid, na África do Sul, bem como na busca de consensos para a pacificação da região dos Grandes Lagos".

"Assistimos frequentemente à deslocação a Angola de líderes de outras nações ou seus enviados para busca de contribuições do Presidente José Eduardo dos Santos sobre plataformas para a estabilidade nos respetivos países", salientou na ocasião o jornalista Oswaldo da Paixão, citado pela Angop.

O secretário do bureau político do MPLA para as relações internacionais, Afonso Van-Dunem "Mbinda", também deputado à Assembleia Nacional, corroborou o ponto de vista de Oswaldo Paixão e fez votos para que um dia José Eduardo dos Santos "seja agraciado com tal distinção internacional, mas assinalou que Angola não pode exigir que isso seja feito", vincou a Angop.

Sem comentários:

Mais lidas da semana