segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Patrice é o principal derrotado da vitória de Pinto da Costa nas presidenciais de São Tomé




Eduardo Lobão, da Agência Lusa

São Tomé, 08 ago (Lusa) - O primeiro-ministro são-tomense Patrice Trovoada é o principal derrotado com a eleição do antigo chefe de Estado Manuel Pinto da Costa, porque tornou a corrida presidencial num plebiscito ao seu governo, formado há cerca de um ano.

O envolvimento pessoal na campanha, sobretudo na primeira volta, realizada a 17 de julho passado, evidencia a primeira derrota política de Patrice Trovoada, que há cerca de um ano remeteu o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata para a oposição.

Outro derrotado é Aurélio Martins, o ainda líder do MLSTP-PSD, na oposição, que conseguiu ter menos votos na primeira volta que as candidatas Maria das Neves e Elsa Pinto, que se apresentaram na corrida ao Palácio do Povo à revelia do aparelho partidário.

Quanto a Evaristo Carvalho, embora tenha perdido a eleição, o facto de ter logrado passar à segunda volta constitui um feito em que muito poucos acreditavam e que só se tornou possível devido à participação de Patrice Trovoada.

Finalmente, a vitória de Manuel Pinto da Costa, que regressa a um cargo que ocupou durante 15 anos, durante o regime de partido único, representa um ajuste de contas nunca assumido depois das derrotas que averbou nas anteriores duas ocasiões em que concorreu ao cadeirão presidencial.

Em 1996 perdeu a corrida contra Miguel Trovoada, pai do atual primeiro-ministro, e em 2000 a derrota sofreu-a às mãos do Presidente cessante, Fradique de Menezes, agora impossibilitado de concorrer a um terceiro mandato consecutivo.

De acordo com os resultados provisórios anunciados às primeiras horas de hoje por Vítor Correia, presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Manuel Pinto da Costa totalizou 35.112 votos, correspondentes a 52,88 por cento, contra os 31.287 votos conseguidos por Evaristo Carvalho, correspondente a 47,12 por cento.

A taxa de abstenção baixou relativamente à primeira volta, passando de 32,11 por cento para 25,96 por cento, acrescentou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana