domingo, 7 de agosto de 2011

PERTO DE 46 MILHÕES DE NORTE-AMERICANOS VIVE COM AJUDA ALIMENTAR




PÚBLICO

Recorde de sempre nos Estados Unidos

Um recorde de 46 milhões de norte-americanos, ou 15 por cento da população, recebeu ajuda governamental para adquirir comida ao longo deste ano, segundo dados apresentados pelo Departamento da Agricultura dos Estados Unidos.

O aumento da população a recorrer a esta ajuda – dada através de vales que podem ser trocados por bens alimentares considerados de primeira necessidade – deve-se em parte ao salto verificado no Alabama, um Estado do Sul que foi atingido por vários desastres naturais, incluindo tornados. Em Maio, houve 1,7 milhões no Alabama a receber esta ajuda, mais do dobro do que no mesmo mês do ano anterior.

Outros estados com mais de um milhão de pessoas a receber os vales são o Arizona, a Califórnia e o Texas (quase quatro milhões cada um) ou a Florida. O mesmo acontece em estados com muita população, como Nova Iorque (mais de três milhões), ou o Michigan (quase dois milhões, severamente atingidos pelas quebras no sector da indústria automóvel).

Para aceder à ajuda em bens alimentares, um programa que existe nos EUA desde 1969 e que nunca teve tantos inscritos, as famílias têm de comprovar não ter bens (rendimentos mas também poupanças) acima de determinado valor. Para uma família de quatro elementos, por exemplo, o tecto máximo é de 2389 dólares mensais (1671 euros).

Sem comentários:

Mais lidas da semana