segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Portugal - Secretas: PASSOS COELHO EXIGE “CELERIDADE” NO INQUÉRITO




EXPRESSO - LUSA

Primeiro-ministro pediu a secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, "celeridade e profundidade" no inquérito à alegada espionagem ao jornalista Nuno Simas.

O primeiro-ministro reuniu-se hoje com o secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), a quem pediu "a maior celeridade e profundidade" no inquérito à alegada espionagem a um jornalista, disse à Lusa fonte do seu gabinete.

Tal como o Expresso noticiou na sua última edição, o Serviço de Informações Estratégicas do Estado (SIED), que depende do SIRP, "espiou" o telemóvel de um antigo jornalista do "Público", Nuno Simas, atualmente diretor adjunto de informação da Lusa, "com o objetivo de descobrir as eventuais fontes do jornalista".

De acordo com fonte do gabinete do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho quis falar pessoalmente com Júlio Pereira por considerar que a notícia divulgada pelo Expresso "é um assunto importante e grave".

Demissão em cima da mesa?

"O primeiro-ministro quis fazer a avaliação da situação e manifestar empenho em ver o inquérito ser levado a cabo com a maior celeridade e profundidade", acrescentou a mesma fonte.

Questionado se a possibilidade de demissão de Júlio Pereira - hoje avançada pelo "jornal i" - foi debatida na reunião, a mesma fonte disse apenas que cargos como o de secretário-geral do SIRP "estão sempre à disposição do primeiro-ministro".

No sábado, o primeiro-ministro ordenou ao secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, a abertura de um inquérito que investigue e esclareça este caso.

*Foto em Lusa

Relacionados em PÚBLICO:

Sem comentários:

Mais lidas da semana