segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PR cessante denuncia "hipocrisia" dos candidatos em dia de eleição sem incidentes graves




SIC NOTÍCIAS - LUSA

A segunda volta das presidenciais deste domingo em São Tomé e Príncipe decorreu sem incidentes graves, sendo as afirmações do Presidente cessante, Fradique de Menezes, a única nota que fugiu à afinação geral.

Pouco depois de exercer pela última vez o seu direito de voto na qualidade  de Presidente da República, Fradique de Menezes não poupou nas palavras  e acusou indiretamente os dois candidatos à sua sucessão, Manuel Pinto da  Costa e Evaristo Carvalho, de "cinismo" e "hipocrisia". 

"Toda a gente falou da necessidade de estabilidade quando não é o Presidente  da Republica o único fazedor da estabilidade ou instabilidade no país, toda  a gente sabe disto, temos é que deixar de ser cínicos, hipócritas e mentirosos,  enganamos as pessoas, enganamos o povo, fazemos tantas promessas", disse  então o chefe de Estado.
 
Em causa, segundo Fradique de Menezes, estão as juras de estabilidade  que os dois candidatos fizeram ao longo da campanha eleitoral, mas que vêm  na esteira do último discurso que proferiu à nação, no passado dia 12 de  julho, dia em que se celebrou o 36 aniversário da independência. 

Na ocasião, em plena campanha para a primeira volta, Fradique de Menezes  disse que, independentemente do que viesse a ser eleito de entre os 10 candidatos,  a "instabilidade" iria continuar. 

Nos dois mandatos presidenciais, de cinco anos cada, de Fradique de  Menezes, São Tomé e Príncipe teve 10 primeiros-ministros. 

O segundo mandato de Fradique de Menezes termina no próximo dia 03 de  setembro, e o Presidente cessante já anunciou que logo no dia seguinte vai  tomar as medidas necessárias para convocar um congresso extraordinário para  concorrer à liderança do Movimento Democrático Força da Mudança -- Partido  Liberal, constituído em 2002 à imagem do seu projeto de sociedade. 

Mas no que diz respeito à jornada eleitoral propriamente dita, ainda  sem números indicativos relativamente à afluência dos 92.638 eleitores inscritos  -- muitos esperam pela última hora para votar, à espera de um incentivo  financeiro, o chamado "banho", para votarem neste ou naquele candidato -,  registe-se não se terem verificado os boicotes da primeira volta. 

O único incidente relacionado com o ato eleitoral de hoje foi o acidente  rodoviário que envolveu dois observadores de nacionalidade angolana, da  missão da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e que obrigou  à vigilância hospitalar. 

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Vítor Correia,  os primeiros resultados com indicação clara de quem vai suceder a Fradique  de Menezes serão conhecidos por volta da meia-noite (01:00 de segunda-feira  em Lisboa). 

Sem comentários:

Mais lidas da semana