sábado, 13 de agosto de 2011

Cuba: Fidel Castro celebra hoje 85 anos no sexto aniversário afastado do poder





Aparentemente mais forte, mas com uma presença pública mais discreta nas últimas semanas, Fidel Castro cumpre hoje 85 anos sem se esperar que participe nas celebrações em sua homenagem que se realizam em Havana. É já o sexto aniversário que o histórico líder da revolução cubana celebra desde que deixou o poder.

Ontem, começaram as celebrações com um concerto de homenagem a Fidel – “Serenata da Fidelidade” – com músicos cubanos e de outros oito países. Mas nem Fidel, nem Raul estiveram presentes no teatro de Havana Karl Marx.

Fidel deu sinais de vitalidade no último ano, mas já passam seis semanas desde que publicou, a 3 de Julho, o último texto das suas “Reflexões”. Desde que transferiu a chefia de Estado e de Governo para o irmão mais novo, a 31 de Julho de 2006, Fidel só começou a reaparecer em público algumas semanas antes de completar 84 anos.

E foi apenas em Março deste ano, a três semanas do VI Congresso do Partido Comunista Cubano (PCC), que Fidel confirmou já não ser líder do partido, cargo a que renunciou quando passou o testemunho ao actual chefe de Governo. Num artigo publicado na imprensa oficial durante os dias do Congresso, Fidel anunciou ter pedido para abandonar o comité central do PCC.

Das poucas aparições públicas recentes que Fidel fez contam-se algumas fotografias e imagens da visita ao Presidente venezuelano, Hugo Chávez, no hospital em Havana onde este recuperava de uma operação para retirar o tumor na região pélvica.

Sem comentários:

Mais lidas da semana