sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Timor-Leste: CHINA ENTREGA 100 CASAS ÀS FORÇAS DE DEFESA DO PAÍS





Díli - O governo da China, através do seu embaixador em Timor-Leste, entregou hoje às Forças de Defesa  um bairro militar com 100 casas no âmbito do apoio que Pequim tem dado ao país. 
  
"Mais um projecto oferecido pelo governo chinês a Timor-Leste, depois do edifício do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Palácio Presidencial e de uma escola primária", lembrou o embaixador da China em Díli, Fu Yuanchong.
  
O embaixador da China disse também estar convicto de que as 100 casas "não vão apenas melhorar a vida dos efectivos das forças de defesa, como também fornecer uma obra de habitação comunitária exemplar para o país".
  
"Desde o estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e Timor-Leste, o governo chinês tem prestado alta importância ao reforço dos laços de amizade com Timor-Leste fazendo questão de oferecer dentro do seu alcance diversos tipo de ajuda ao desenvolvimento social e económico do país", sublinhou o diplomata. 
  
Para este ano, a China pretende também concluir o edifício do Ministério da Defesa timorense e um conjunto de quartéis para as forças de defesa, bem como continuar com a ajuda médica. 
  
"Estou confiante de que as boas relações de amizade e cooperação entre os dois países vão chegar a um novo patamar", concluiu Fu Yuanchong. 
  
A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro e ministro da Defesa de Timor-Leste, Xanana Gusmão, que destacou a ajuda que a China tem dado ao país, sem "contrapartidas".  
 
"A República Popular da China tem estado sempre na linha da frente nos países que mais têm contribuído para a reconstrução sem nos impor contrapartidas nem tão pouco cobrar seja o que for", afirmou Xanana Gusmão. 

Segundo o primeiro-ministro timorense, aquela ajuda é "desinteressada radica apenas na genuína solidariedade dos chineses para com os outros povos mais carenciados". 
  
"É nosso firme propósito continuar a cooperar com o governo chinês em áreas indispensáveis para o desenvolvimento económico e social do nosso país, sem quaisquer receios e sem nos deixarmos condicionar pela crítica gratuita", concluiu. 
 
Cada casa tem três quartos, duas salas, cozinha e casa de banho e foram construídas em Metinaro, a cerca de 40 quilómetros a leste de Díli. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana