quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Timor Leste: COMUNIDADES CELEBRAM FIM DE DISPUTAS POR TERRAS




SOA BRASIL - Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque

Perto de 500 membros de comunidade de Metinaro, marcado por violência, assinam pacto graças a uma iniciada apoiada pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento.

Cerca de 500 pessoas de duas comunidades do distrito timorense de Metinaro, a leste da capital, Dili, celebraram o fim de uma longa e violenta disputa por terras.

A cerimónia, realizada nesta terça-feira, incluiu danças, orações, discurso e sacrifício de animais, no que marca o final de um processo de diálogo de três meses de negociações, combinando métodos informais e tradicionais de resolução de conflitos.

Prevenção de Conflitos

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, como forma de evitar que disputas locais se transformem em conflitos maiores e mais violentos, tem vindo a operar para reforçar a sua capacidade do governo timorense.

A agência apoia um programa de US$ 3 milhões, que prevê dar assistência técnica e financeira para a criação de um novo departamento para o efeito Ministério da Solidariedade Social. A ideia é que este intervenha em conflitos locais, se os moradores não conseguirem chegar a acordo sobre as questões ligadas à terra.

Onda de Violência

Em 2006, cerca de 150 mil pessoas fugiram das suas casas após uma onda violência na sequência de conflitos de terras em Metinaro. Elas procuraram abrigo em 65 campos espalhados por Dili e seus distritos.

No seu regresso, três anos depois, eclodiram disputas sobre terras e propriedades entre grupos rivais de artes marciais e um grande número de desempregados.

Grupos Rivais

O pacto foi assinado por membros de grupos rivais de artes marciais e representantes idosos das duas aldeias, prevê o respeito ao meio ambiente, renúncia à violência além do fim da ocupação de terras e prática da caça em áreas protegidas.

A iniciativa do Pnud,  formou mediadores em três distritos em técnicas de mediação e facilitação do diálogo. Os formandos incluem líderes comunitários e tradicionais e conselheiros.

Metinaro foi a mais afectada de todas as regiões de Díli, durante a violência ocorrida antes da independência da ilha, em 1999. A crise nacional de 2006 teve impacto nos sectores da polícia e militar.

Fonte: Radio ONU

Sem comentários:

Mais lidas da semana