quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Zuma diz que muitas pessoas poderiam ter sido salvas na Líbia com mediação da UA




PORTUGAL DIGITAL, com Panapress

Jacob Zuma disse que as potências ocidentais minaram os esforços e as iniciativas da UA destinados a enfrentar a situação na Líbia.

Cidade do Cabo - O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, declarou terça-feira (23) na Cidade do Cabo (África do Sul) que numerosas vidas teriam sido salvas se a União Africana (UA) fosse autorizada a levar a cabo a sua missão na Líbia.

Zuma juntou-se assim ao seu predecessor Thabo Mbeki, que disse, domingo último, na Cimeira "África Acorda", em Bloemfontein (África do Sul), que este conflito poderia ter terminado mais cedo se o Ocidente tivesse escutado os dirigentes africanos.

Ele considerou que os dirigentes africanos foram contornados pelas grandes potências que decidiram a instauração duma zona de exclusão aérea sobre a Líbia impedindo os medianeiros africanos de fazer o seu trabalho.

Ao dirigir-se nesta terça-feira à imprensa na Cidade do Cabo, Jacob Zuma disse que as potências ocidentais minaram os esforços e as iniciativas da UA destinados a enfrentar a situação na Líbia.

Zuma, que se avistou com o Presidente do Gana, John Atta Mills, nesta terça-feira de manhã, indicou que a situação na Líbia resulta da anulação do papel do continente africano pelas grandes potências na busca duma solução pacífica.

"Numerosas perdas de vidas humanas teriam sido evitadas, sublinhou o estadista sul-africano, anunciando uma reunião do Conselho de Segurança e Paz (CSP) da UA, prevista para quinta e sexta-feiras em Addis Abeba, na Etiópia, para falar da crise política neste país da África do Norte.

O Presidente sul-africano tentou resolver esta crise que dura há seis meses, mas as suas duas missões pessoais efetuadas este ano em Tripoli não surtiram efeito.

Por outro lado, o Governo sul-africano reafirmou não poder facilitar a saída de Muamar Kadhafi da Líbia, enquanto signatário do tratado que institucionaliza o Tribunal Penal Internacional (TPI).

Sem comentários:

Mais lidas da semana