JORNAL DE ANGOLA
O embaixador da Venezuela em Angola, Jesus Garcia, afirmou ontem, em Catete, província do Bengo, que os ideais políticos do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, e a sua determinação na luta contra o colonialismo e opressão, foram modelos utilizados por líderes revolucionários da América Latina.
Jesus Garcia, que falava sobre o tema “Os ideais de Agostinho Neto na visão da América Latina” durante uma conferência promovido pela Fundação António Agostinho Neto, disse que o Fundador da Nação é uma referência importante na história do mundo, por defender o seu povo.
“Os seus poemas mostram como ele estava ligado ao seu povo. Como ele sofria com a opressão que era imposta pelo colonialismo e como transmitia a esperança de que era possível a mudança e a liberdade”, frisou.
O diplomata defendeu a adaptação dos poemas de Agostinho Neto ao momento actual, por serem mensagens com um contexto próximo da realidade quotidiana.
O vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, afirmou que Agostinho Neto “tinha forjado a sua consciência em relação a todos os países do mundo que estavam subdivididos pela exploração e opressão”.
Por isso, não só liderou a libertação do povo de Angola, mas também de outros povos do continente africano. “Daí ter feito alianças com outros líderes”, disse.
Sem comentários:
Enviar um comentário