Ficou conhecido ao fim da tarde desta segunda-feira o veredicto do julgamento dos 21 manifestantes detidos a 3 de Setembro aquando de uma manifestação em Luanda contra o regime de José Eduardo dos Santos. 17 dos jovens foram condenados a 3 meses de prisão, mas os advogados da defesa comunicaram a sua decisão de interpor recurso da sentença, por considerarem haver irregularidades no processo.
O julgamento decorrido entre a quinta-feira passada e hoje foi marcado por um clima de tensão. Vários activistas de organizações de defesa dos Direitos Humanos bem como de partidos políticos de oposição mobilizaram-se junto do tribunal de Luanda para reclamar a libertação imediata dos arguidos.
A repressão exercida por um forte dispositivo policial resultou na detenção de cerca de 40 pessoas - entre as quais o líder da Juventude da Unita na oposição- aquando do início do julgamento na quinta-feira. O julgamento desse outro grupo de manifestantes deveria começar em princípio esta terça-feira.
Em declarações à RFI, o jornalista e advogado de defesa William Tonet comenta o veredicto desta segunda-feira expressando a sua decepção.
William Tonet
(01:37)
Sem comentários:
Enviar um comentário