quarta-feira, 14 de setembro de 2011

COMITÉ DA UNIÃO AFRICANA SOBRE LÍBIA REUNIDO NA AFRICA DO SUL




AIM - SUNDAY TIMES/MAIL&GUARDIAN/REUTERS/JD/mz

PRETORIA, 14 SET (AIM) – O Comité da União Africana (UA) sobre a Líbia reúne-se hoje, em Pretória, a capital política sul-africana, para discutir os últimos desenvolvimentos naquele país da África do Norte.

Bongani Majola, Porta-voz da Presidência sul-africana, revelou na manhã de hoje que no encontro estarão presentes os chefes de Estado da Mauritânia, Uganda, Mali e do Congo-Brazzaville.

Não foram pormenorizados os pontos a serem tratados na reunião, mas alguns jornais sul-africanos acreditam que vai se discutir a queda do regime do Coronel Muammar Kadhafi.

A África do Sul e a UA ainda não reconheceram o Conselho Nacional de Transição (NTC) que, Segunda-feira passada, anunciou a formação de um governo interino nos próximos dias.

A UA tentou mediar uma possível paz entre o NTC e o antigo governo líbio no quadro de esforços de uma solução negociada ao conflito no país.

Pretória boicotou, nos princípios desde mês, uma conferência sobre a reconstrução da Líbia em protesto contra a intervenção militar da NATO.

Entretanto, notícias de Tripoli dão conta de que milhares de pessoas fugiram Terça-feira ultima da cidade de Bani Walid, face a intensificação de confrontos entre leais a Kadhafi e forças rebeldes, apoiadas pela NATO.

O NTC anunciou que a prioridade de momento é a tomada de todas as áreas sob a influência do exército e a captura ou morte de Kadhafi como forma de permitir a pacificação do país.

Sem comentários:

Mais lidas da semana