sábado, 17 de setembro de 2011

DISPONÍVEL APOIO À PESQUISA CIENTÍFICA PARA DOCENTES E ESTUDANTES DA CPLP




TVM

Para viabilizar a iniciativa, o Conselho de Administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, actualmente chefiado por Moçambique deliberou no encontro havido há dias na Cidade de Praia, na República de Cabo Verde, o desembolso de um fundo estimado em 600 mil euros.

Dados disponíveis referem que o programa internacional de apoio à pesquisa, ao ensino e a extensão focaliza a mobilidade académica que tem como objectivo principal incrementar o intercâmbio académico entre as instituições do Ensino Superior e de investigação dos países membros da CPLP e o Macau, estimulando o desenvolvimento de projectos de ensino, pesquisa e extensão universitária.

Adicionalmente apontam que aquele montante foi desembolsado pela coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES) uma agência do Governo da República Federativa do Brasil, que apoia vários programas das universidades além de conceder bolsas aos estudantes de vários países e pelo Conselho de Administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) visando suportar as actividades desenhadas por um período inicial de dois anos.

O encontro contou com a participação do Reitor da Universidade Lúrio sediada em Nampula, o Professor Doutor Jorge Ferrão, na qualidade de presidente da AULP cargo para o qual foi eleito em sessão do órgão há cerca de três meses.

Foram ainda abordados dois outros temas naquela reunião, nomeadamente a internacionalização do Ensino Superior no espaço da CPLP e mulher e ciência, como forma de definir acções de encorajamento ao relacionamento mais activo com outros organismos internacionais ligados ao Ensino Superior. A inclusão do tema da equidade de género no plano de actividades da AULP foi outro assunto debatido.

Na Cidade da Praia, os membros do Conselho de Administração da AULP discutiram o programa para o XXII encontro da assembleia-geral do órgão que se realizará na capital do nosso país em Julho do próximo ano sob o lema “O Ensino Superior e a Investigação no Espaço da CPLP” aprovado na ocasião. Este encontro foi programado para coincidir com as actividades de comemoração dos 50 anos do Ensino Superior em Moçambique.

Refira-se que anualmente a AULP galardoa a melhor dissertação de mestrado ou tese de doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa acção que resulta do protocolo rubricado com a CPLP e o Instituto Camões. O vencedor do prémio denominado Fernão Mendes Pinto recebe um valor fixado em dez mil euros.

Fonte: Notícias   

Sem comentários:

Mais lidas da semana