sábado, 17 de setembro de 2011

MOÇAMBIQUE NO I FÓRUM DA SOCIEDADE CIVIL DA CPLP EM BRASÍLIA




DM - AIM

Lisboa, 16 Set (AIM)- A capital federal do Brasil, Brasília, acolhe de 28 a 30 de Setembro o I Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), subordinado ao tema “Promovendo a participação social na CPLP”, em que Moçambique será um dos presentes.

Organizado pelo Secretariado Executivo da CPLP em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores e com a Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, este I Fórum da Sociedade Civil pretende ser um espaço de integração efectiva das iniciativas existentes e das organizações da sociedade civil da CPLP.

Participam no evento organizações de diversos sectores, nomeadamente, da Infância e Juventude, Igualdade de Direitos da Mulher, Trabalho, Educação, Meio Ambiente, Agricultura e Segurança Alimentar, entre outros, segundo o Secretariado Executivo da CPLP.

'A promoção da participação da Sociedade Civil na CPLP tem como antecedentes a Resolução sobre o Reforço da Participação da Sociedade Civil, de 24 de Julho de 2008; a Resolução sobre o I Fórum da Sociedade Civil, de 20 de Julho de 2009, as Recomendações para a Instalação e Funcionamento do I Fórum da Sociedade Civil, 6 de Novembro de 2009 e a Resolução sobre a Realização do I Fórum da Sociedade Civil da CPLP, de 22 de Julho de 2010', diz o Secretariado Executivo da CPLP.

Cada Estado-membro da CPLP vai enviar uma delegação composta por um membro do governo e por cerca de seis organizações da sociedade civil, com excepção do Brasil que enquanto país anfitrião deste Fórum deverá participar com mais instituições. São elas:

No caso de Moçambique, para além do Chefe do Departamento de Politica Internacional, Direcção das Organizações Internacionais e Conferências no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Martins Kumanga, a delegação incluirá representantes da União Nacional dos Camponeses (UNAC), da Fundação Para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), Mulher, Género e Desenvolvimento (MuGeDe), Organização Moçambicana da Mulher, Lei e Desenvolvimento (MULEIDE), Organização da Mulher Moçambicana (OMM)e da Confederação Nacional dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO).

Para além de Moçambique, fazem parte da CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Sem comentários:

Mais lidas da semana