domingo, 4 de setembro de 2011

EM PROTESTO CONTRA GOVERNO ITALIANO, VILAREJO DECLARA “INDEPENDÊNCIA”


Notas da nova moeda de Filettino trazem a efígie do prefeito, Luca Sellari, no verso

Correio do Brasil, com BBC

Uma pequena cidade italiana com 550 habitantes declarou sua independência do país, autodenominou-se um principado, e começou a imprimir seu próprio dinheiro.

As autoridades de Fliettino, a 100 quilômetros ao leste de Roma, estão protestando contra as medidas de cortes de gastos públicos adotadas pelo governo italiano.

Segundo as novas regras que visam cortar os custos com a burocracia das administrações locais, a cidade seria obrigada a se juntar com a vizinha Trevi.

O prefeito de Filettino, Luca Sellari, que perderia seu emprego com a fusão das duas prefeituras, foi o responsável pela ideia da independência.

Ele criou sua própria moeda, chamada Fiorito. As notas têm sua própria efígie no verso e já estão sendo usadas no comércio local ou compradas como suvenires por turistas que começaram a se amontoar por suas ruas normalmente pacatas.

O prefeito diz que há um grande entusiasmo sobre a declaração de independência do novo principado.

Protestos

A Itália foi obrigada a aprovar a toque de caixa uma série de medidas de austeridade para acalmar os mercados após ver o custo da rolagem de sua dívida pública se elevar diante das dúvidas dos mercados financeiros sobre a saúde da economia do país.

A nova norma para a abolição de pequenas prefeituras e suas incorporações por cidades maiores, no entanto, vem gerando tantos protestos que o governo do premiê Silvio Berlusconi pode se ver obrigado a rever a determinação.

Mas enquanto a discussão política prossegue, o novo Principado de Filettino, que já conta com seu próprio escudo e um site na internet, vem ganhando fama internacional repentina.
Na última semana, até mesmo uma equipe de TV russa esteve na cidade para gravar uma reportagem sobre a independência.

O prefeito Sellari observa que a Itália já foi no passado formada por dezenas de principados e ducados.

E ele argumenta: “Se a república de San Marino (Estado de 61 quilômetros quadrados incrustrado no território italiano) ainda consegue sobreviver, por que não Filettino?”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana