quarta-feira, 7 de setembro de 2011

José Eduardo dos Santos pode deixar presidência de Angola antes das eleições




DINHEIRO VIVO

As eleições angolanas vão ser marcadas para 2012. Além de Manuel Vicente, os restantes 45 membros do MPLA são também possíveis sucessores.

José Eduardo dos Santos pode abandonar a presidência de Angola antes das eleições, avança a Bloomberg, citando o porta voz do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA), Rui Falcão de Andrade.

O mesmo porta-voz disse ainda à Bloomberg que José Eduardo dos Santos pode ser substituído por Manuel Vicente, presidente da Sonangol, a companhia petrolífera estatal, contudo diz que "todos os cenários são possíveis".

“Estamos a falar de probabilidades. Nenhuma decisão formal foi tomada ainda", disse Andrade numa entrevista telefónica.

Segundo o mesmo responsável, citado pela Bloomberg, o Comité Central do MPLA vai reunir em Dezembro para definir a estratégia do partido para as eleições de 2012 (em Agosto ou Setembro) e escolher um candidato presidencial. No entanto, Rui Andrade alerta que "para já" José Eduardo dos Santos mantém-se como o candidato do partido.

Esta é a primeira vez que o MPLA avança que o mandato de José Eduardo dos Santos - o segundo maior em África - pode estar próximo do fim. Contudo, já não é a primeira vez que se referência Manuel Vicente como seu sucessor.

De acordo com a Bloomberg, o jornal semanal "Novo Jornal" disse a 2 de Setembro que o presidente angolano já escolheu Manuel Vicente para seu sucessor. Em Março, o mesmo jornal avançava que Vicente abadonaria o cargo de presidente da Sonangol em Novembro deste ano.  

A escolha de Manuel Vicente pode não ser por acaso, já que o crescimento económico angolano tem sido sustentado pelos fortes preços do petróleo. Também José Eduardo dos Santos tem uma licenciatura em engenharia do petróleo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana