quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Líbia: RASMUSSEN GARANTE QUE NATO “NÃO FARIA MISSÃO DIFERENTE”




TSF

O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, afirmou em Lisboa que, se começasse hoje a missão na Líbia, a aliança «não faria nada diferente».

«Não penso que fizéssemos alguma coisa de forma diferente», disse Rasmussen numa conferência de imprensa conjunta com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

Rasmussen explicou que a NATO «foi muito cautelosa» na forma como conduziu as operações e «não tem informações provadas de vítimas civis». Referiu ainda que não houve necessidade de recorrer a forças terrestres.

«A missão foi um sucesso», disse Rasmussen, sublinhando que se evitou «um massacre e foram salvas muitas vidas».

Dirigindo-se a Muammar Kadhafi e aos seus apoiantes, Rasmussen afirmou que «não se ganha nada com mais luta».

«A missão da NATO continuará enquanto houve ameaça e nem mais um minuto», afirmou.

Sobre o futuro da Líbia, o secretário-geral da NATO declarou que cabe agora ao Conselho Nacional de Transição e ao povo líbio construí-lo».

Por seu turno, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, considerou que «o prestígio da NATO sai reforçado» desta missão e destacou «a atitude cooperante» a aliança com o povo líbio.

Paulo Portas afirmou ainda que «Portugal sai prestigiado» da reforma da estrutura de comandos da NATO.

Segundo o governante, a nova estrutura militar da organização inclui a transferência para Portugal, em substituição do Comando de Oeiras, de «importantes entidades da Aliança», a designada STRIKEFORNATO e a Escola de Sistemas de Informação e Comunicação.

Relacionados:

1 comentário:

Anónimo disse...

AFRONTA A TODA A HUMANIDADE!

1 ) Isto é uma afronta a África, uma afronta aos povos africanos, uma afronta a toda a humanidade!

2 ) "BRANQUEAR" OS SEUS PRÓPRIOS CRIMES, 1000 VEZES MAIS SANGRENTOS QUE OS CRIMES DE KADAFI, NÃO IMPEDE QUE OS POVOS AFRICANOS NÃO EXIJAM QUE RASMUSSEN SE DEVA SENTAR NO BANCO DOS RÉUS DO TPI!

3 ) O GOVERNO PORTUGUÊS É CONIVENTE INVETERADO DESTE TIPO DE "OPÇÕES" SANGRENTAS E PRÓPRIAS DO FASCISMO QUE IMPÕE A IIIª GUERRA MUNDIAL!

4 ) O AFRICOM/OTAN FORA DE ÁFRICA, A COMEÇAR PELOS MILITARES PORTUGUESES QUE AO ABRIGO DAS RELAÇÕES BILATERAIS SÃO OS "CAVALOS DE TRÓIA" DESTE MONSTRO!

Martinho Júnior.

Luanda.

Mais lidas da semana