terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ministro da Educação de Timor-Leste elogia papel da Universidade de Aveiro na Educação





Professores portugueses formam colegas timorenses

O ministro da Educação de Timor-Leste, João Câncio de Freitas, esteve a 24 de setembro na UA com a equipa multidisciplinar que preparou o plano curricular do secundário para Timor-Leste, pouco tempo depois do Conselho de Ministros ter aprovado o documento.

O ministro João Câncio de Freitas reuniu-se este sábado com a equipa multidisciplinar da Universidade de Aveiro (UA) que tem estado a preparar o plano curricular do Ensino Secundário Geral, a construção dos programas das diversas disciplinas e, ainda, a elaboração dos respetivos manuais escolares para alunos e guias didáticos para professores. «Precisamos do auxílio da UA, com quem temos uma cooperação muito estreita», no âmbito deste e de outros processos, «para formar os colegas timorenses de forma a implementar o currículo com sucesso» referiu o Ministro da Educação.

Com a recente aprovação em Conselho de Ministros do Plano Curricular para o ensino secundário João Câncio de Freitas aproveitou para «em nome do Governo, agradecer a oportunidade desta cooperação, que nos ofereceu um plano excelente, de padrão internacional, que apoia ao desenvolvimento de Timor Leste». Com o regime de implementação aprovado igualmente em Conselho de Ministros, prevê-se que já em 2012 o novo currículo seja implementado no décimo ano, avançando nos anos contínuos para o 11º ano e 12º, estando no final do ano de 2014 completamente operacionalizado.

A Prof. Isabel Martins, docente do Departamento de Educação e antiga Vice-reitora da UA coordena a equipa multidisciplinar de 63 pessoas,  e que reúne maioritariamente professores do ensino secundário e superior e envolve docentes de nove Departamentos da UA que pensa encerrar todo o trabalho em final de 2012. Aprovada «uma peça fulcral, o plano curricular pela importância que dá na unidade das disciplinas» a Prof. Isabel Martins não se esquece de referir que «ainda faltam concluir a construção dos programas das diversas disciplinas e, também, a elaboração dos respetivos manuais escolares para alunos e guias didáticos para professores para os anos seguintes» o que irá requerer mais um ano de trabalho ao «conjunto de pessoas extraordinárias com um objetivo comum ao qual tive a oportunidade e o privilégio de cativar para este projeto». Dois aspetos deste currículo e dos materiais foram também realçados pela professora da UA: «todas as disciplinas têm o mesmo peso e a mesma importância, conjugadas de forma harmoniosa e não foi esquecida a correta adaptação à realidade de Timor-Leste, aos seus usos e costumes, para que os conteúdos didáticos sejam absorvidos de forma mais correta».

Uma formação secundária adequada à realidade timorense mas com qualidade internacional que garanta o acesso a qualquer universidade é a principal preocupação da equipa que está a conduzir toda a reestruturação do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste; uma ação financiada pelo Fundo de Apoio à Língua Portuguesa (IPAD) e pela Fundação Gulbenkian.

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