quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Moçambique: Governo promete energia elétrica em todos os 128 distritos em 2014




PMA - LUSA

Maputo, 08 set (Lusa) -- Os 128 distritos de Moçambique terão energia elétrica da rede pública até 2014, contra 102 distritos que atualmente estão ligados à infraestrutura elétrica nacional, anunciou o ministro da Energia moçambicano, Salvador Namburete.

Segundo o governante, a expansão da rede elétrica nacional será conseguida através da integração de mais distritos à rede de consumo da Hidroéletrica de Cahora Bassa (HCB), uma das maiores barragens do mundo, e da reparação de centrais hídricas.

Nessa perspetiva, serão investidos cerca de 38,3 milhões de euros na reparação das centrais de Revué e Chicamba, na província de Manica, centro do país, adiantou o ministro da Energia moçambicano.

"Em 1977, eram apenas cinco os distritos que estavam ligados à rede nacional, número que em 2004 já tinha aumentado para 58 e nós acreditamos que vamos cumprir o nosso plano de ligar todos os distritos até 2014", disse Salvador Namburete.

No âmbito da expansão e melhoria da rede elétrica nacional, a Electricidade de Moçambique (EDM) investiu 55 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados da empresa.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana