sábado, 17 de setembro de 2011

Moçambique: TEMPORAL DEIXA RASTO DE DESTRUIÇÃO EM CHIMOIO




TVM

Em consequência da intempérie, a cidade de Chimoio viveu momentos de agitação e pânico, uma vez que a chuva apanhou de surpresa numerosas pessoas, que depois de um solarengo, viram-se inesperadamente debaixo de uma forte chuvada seguida de granizo, que danificaram vidros das janelas de edifícios comerciais e de viaturas, algumas das quais atingidas em plena circulação.

São ainda escassas as informações sobre os danos globais causados pelas enxurradas, mas o Director Provincial dos Recursos Minerais, Olavo Deniasse, disse que no tocante ao sectror que dirige, registou-se uma explosão no centro de transformação de energia na subestação da Electricidade de Moçambique em Chimoio, o que causou restrições no fornecimento de energia aos consumidores.

Porém, Olavo Deniasse assegurou que esforços estavam em com vista ao restabelecimento da energia eléctrica, facto que até ao fecho desta edição, não havia acontecido.

Outras informações colhidas em Chimoio indicam que devido ao fenómeno registaram-se avarias ao nível do equipamento informático e electrodomésticos, desabamento de telhados de algumas habitações, tal era quantidade de granizo que caía.

Até à meia-noite de ontem não havia informações sobre a ocorrência de morte de pessoas, mas algumas testemunhas confirmaram a entrada de alguns feridos que em consequência do mau tempo tiveram que ser atendidos nos serviços de urgência e reanimação do Hospital Provincial de Chimoio.

Ainda devido as enxurradas, chapas de zinco que se desprenderam de casas, na sua maioria de construção precária, na sua trajectória deitaram a baixo murros de vedação e atingiram outros objectos.

Ontem, o Conselho Municipal de Chimoio e o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades iniciaram com um trabalho de emergência visando o levantamento dos reais prejuízos causados pelo temporal, que na sua passagem por Chimoio, afectou com maior incidência o centro urbano e os bairros residenciais a sul da cidade.

Fonte: Notícias

1 comentário:

luis nunes disse...

Nasci em Vila Pery em 1964,estou em Portugal-Cantanhede,e disponibiliso me para uma parceria para ajuda no ambito de optica (tenho duas empresas)e fomentaremos as medidas necessarias para diminuir e resolver problemas visuais,(lentes oftalmicas,armaçoes)o meu contacto 935587976,Luis Nunes

Mais lidas da semana