DESTAK – LUSA
Especialistas da área da museologia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão estar reunidos, hoje e na terça-feira, no VI Encontro de Museus e Comunidades de Língua Portuguesa no Museu do Oriente, em Lisboa.
Organizado pelo ICOM Portugal, representação nacional deste organismo internacional ligado aos museus, o encontro contará com a participação de especialistas de todos os continentes, dos países da CPLP e também de comunidades lusófonas em Macau e Goa.
De acordo com o ICOM, a conferência de abertura será proferida por Ulpiano Toledo de Meneses, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da Universidade de São Paulo, que falará sobre "Língua, Objeto, Museu".
Entre outras sessões, estão previstas "Museus em países e comunidades de língua portuguesa: Tradição e Modernidade", "Museus e desenvolvimento: Parcerias e projetos de cooperação", "Museus e sustentabilidade", e "Profissionais e formação".
Os especialistas vão trocar experiências sobre os museus comunitários em Portugal e no Brasil, projetos de cooperação na comunidade lusófona, e abordar a relação entre a museologia, desenvolvimento, sustentabilidade e direitos humanos.
Participam, entre outros, Eveline Marta Diallo, diretora do Museu Etnográfico Nacional da Guiné-Bissau, a museóloga Natália Correia Guedes, Djadjingu Quaresma, responsável de conservação e restauro do Museu Nacional de São Tomé e Príncipe.
Também intervirá Humbertto Elísio Lima, presidente do Instituto da Investigação e do Património Cultural de Cabo Verde, José Nascimento Júnior, presidente do Instituto Brasileiro de Museus e Elsa Dimene, da Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique.
Outro convidado será Hugues de Varine, um especialista fundador da chamada “museologia social” e do conceito de “ecomuseu”.
Sem comentários:
Enviar um comentário