domingo, 4 de setembro de 2011

Pelo menos 35 mil pessoas foram condenadas por terrorismo na última década


foto HUBERT MICHAEL BOESL/ EPA

JORNAL DE NOTÍCIAS

Pelo menos 35 mil pessoas em todo o mundo foram condenadas por terrorismo desde os atentados de 11 de Setembro nos Estados Unidos.

O número é avançado este domingo no âmbito de um trabalho desenvolvido pela agência noticiosa A Associated Press, que compilou diversos dados e centenas de entrevistas que permitiram identificar 119.044 detenções por terrorismo em todo o mundo, que resultaram na condenação de 35.117 pessoas em 66 países.

No entanto, calcula-se que o número de pessoas condenadas por terrorismo seja muito superior, dado que várias nações recusam facultar este tipo de informação.

Nos Estados Unidos, o país que liderou a guerra contra o terrorismo, 87,5 % das 2.934 detenções resultaram em condenações, um número oito vezes superior ao registado no final da década passada.

Antes dos atentados de 11 de Setembro de 2001, somente centenas de pessoas eram condenadas por terrorismo anualmente no mundo, refere a Associated Press, que aponta, por outro lado, que enquanto uns foram condenados por terem feito explodir hotéis ou autocarros, já outros foram colocados atrás das grades por acenarem contra uma política ou por expressarem a sua opinião na Internet.

Mais de metade das condenações foram feitas na Turquia e na China, dois dos países acusados de usar as suas leis anti-terrorismo para prender dissidentes. Só a Turquia foi responsável por um terço das condenações em todo o mundo.

Mais Mundo

Sem comentários:

Mais lidas da semana