MSE - LUSA
Auckland, Nova Zelândia, 07 set (Lusa) -- O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, defendeu hoje o reforço das relações entre o país e o Fórum das Ilhas do Pacífico para a "prosperidade regional".
"Timor-Leste pretende contribuir para a nossa prosperidade regional e trabalhar em conjunto com todos nos próximos anos", disse Xanana Gusmão, em Auckland, Nova Zelândia, onde participa no Fórum das Ilhas do Pacífico 2011.
Timor-Leste tem o estatuto de observador naquela organização composta por mais de 15 países do Pacífico.
"Como nova Nação, temos muito a aprender com as experiências dos países das ilhas do Pacífico. Partilhamos não só valores comuns, como desafios e oportunidades", disse no discurso divulgado pelo seu gabinete.
No discurso, Xanana Gusmão salientou também que se está a testemunhar uma mudança global na estrutura da economia global para a região da Ásia-Pacífico.
"Essa mudança global significa que agora estamos no século da Ásia-Pacífico e estamos a assistir à mudança da economia global para a nossa região", afirmou.
Segundo o primeiro-ministro timorense, as maiores economias mundiais vão estar situadas na China, Japão, Índia e Indonésia, o que é uma oportunidade para todas as economias da região.
"Mesmo que quiséssemos ficar à parte destas mudanças globais não conseguiríamos", disse.
Sem comentários:
Enviar um comentário