quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Timor-Leste: CUBA AGRADECE O APOIO AO FIM DO BLOQUEIO ECONÓMICO




 ANGOLA PRESS

Díli - O Partido Comunista cubano agradeceu hoje à Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN) o apoio ao fim do bloqueio económico a Cuba, numa mensagem enviada ao III Congresso daquele partido na oposição timorense.  
  
"Reiteramos o nosso apreço pela solidariedade da Fretilin com Cuba na sua luta incansável para defender a sua soberania, a eliminação do bloqueio económico, comercial e financeiro e a libertação dos nossos cinco heróis presos injustamente nos EUA", refere a mensagem. 
  
Os comunistas cubanos congratularam-se com a realização do III Congresso Nacional da Fretilin, que decorre entre hoje e domingo, considerando-o um "evento de grande importância para o partido", para o processo democrático no país e para as "aspirações do povo timorense para alcançar um futuro melhor". 
  
Por seu lado, na sua mensagem, o Partido Comunista da China destacou que a Fretilin tem "desempenhado um papel essencial nas diversas fases históricas de Timor-Leste, seja durante a luta pela independência, seja na construção do país". 
  
"O Partido Comunista da China e a Fretilin mantêm boas relações de intercâmbio e cooperação interpartidárias, o que tem beneficiado aprofundar o entendimento e a amizade entre os dois povos e promover o desenvolvimento global das relações bilaterais", refere a mensagem. 
  
O Partido Comunista chinês disse também estar disposto a "aprofundar ainda mais as boas relações com a Fretilin e elevar constantemente o nível da cooperação entre os dois partidos". 
  
Cuba e China também estão presentes em Timor-Leste ao nível da cooperação bilateral, com a presença de médicos e a construção de infraestruturas, respectivamente. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana