segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Timor-Leste: PR ACEITOU DEMISSÃO DE MAJOR-GENERAL TAUR MATAN RUAK - PM




MSE - LUSA

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse hoje que o Presidente do país, José Ramos-Horta, aceitou o pedido de demissão do chefe das Forças Armadas, major-general Tuar Matan Ruak.

Xanana Gusmão falava aos jornalistas no final de uma reunião do Conselho Superior de Defesa e Segurança, que decorreu no Palácio da presidência timorense.

"Expliquei as razões pelas quais o Conselho de Ministros aceitou, o Presidente aceitou e ficou combinado que depois do meu regresso marcamos um dia para a cerimónia e o Conselho de ministros tem de propor os substitutos", afirmou.

Segundo o primeiro-ministro timorense, o Conselho de Ministros aceitou o pedido porque está na altura de fazer a transição para as "novas gerações de oficiais".

"Por outro lado, consideramos que quando um militar rejeita assumir o seu papel, temos de respeitar", disse.

O chefe das Forças Armadas de Timor-Leste apresentou a demissão do cargo no início de setembro.

"Estou nas forças armadas há 36 anos e este é o momento para deixar", disse à agência Lusa.

O major-general Taur Matan Ruak foi o último comandante das Forças Armadas para a Libertação e Independência de Timor-Leste (FALINTIL), com a restauração da independência, a 20 de maio de 2002, foi promovido a major-general e nomeado chefe das forças armadas timorenses.

Sem comentários:

Mais lidas da semana