domingo, 16 de outubro de 2011

Angola – Brasil: AGENDA DE DILMA CARREGADA


Embaixadora do Brasil (à direita) anuncia a reunião da Comissão Mista Bilateral - Fotografia: Mota Ambrósio

ADELINA INÁCIO – JORNAL DE ANGOLA

A Presidente brasileira, que chega a Luanda, na quarta-feira, vem a Angola aprofundar a cooperação mútua e abrir nova fase nas relações política e económica entre os dois países, disse, na sexta-feira, ao Jornal de Angola, embaixadora daquele país.

Ana Cabral afirmou que Dilma Roussef vem a Angola para analisar as perspectivas de cooperação e testemunhar o crescimento e o desenvolvimento do país.

A diplomata referiu que a Presidente brasileira vai tratar também com as autoridades angolanas a participação dos dois países em fóruns e organizações internacionais.

Dilma Rousseff, no dia seguinte à chegada, homenageia o primeiro Presidente de Angola e fundador da Nação, com a deposição de uma coroa de flores no monumento a Agostinho Neto, no Largo da Independência, em Luanda.

Da agenda da Presidente do Brasil consta também um discurso na Assembleia Nacional, um encontro, com mulheres que fazem parte do Executivo e outro, com a comunidade do seu país.  Angola e o Brasil devem negociar acordos nas áreas de geologia e minas, segurança social, combate ao tráfico de drogas e de formação.

Dilma Rousseff, antes de visitar Angola, desloca-se à África do Sul para participar, em Pretória, na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) – grupo criado, em 2003, para promover a cooperação – e a Moçambique. “Temos grande aproximação com Angola porque estamos não só na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como também noutras organizações ”, lembrou ao, Jornal de Angola, Ana Cabral. A diplomata disse que a Presidente Dilma Rousseff vai também abordar o apoio que Angola tem dado ao processo de reforma do sector de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau.

O Brasil, declarou, acompanha, com “muita atenção”, o projecto de recuperação das Forças de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau realizado por Angola. A embaixadora anunciou a realização, para breve, de uma reunião da Comissão Mista Angola/Brasil para analisar a cooperação técnica em vários domínios, em que devem participar cerca de 20 ministérios dos dois países.

“Vamos discutir projectos de cooperação com as autoridades angolanas e abrir uma nova fase da cooperação mútua, o que é importante para a concertação política e económica”, declarou. A embaixadora revelou que, entre 2009 e 2010, a balança comercial entre os dois países atingiu cerca de 1,4 mil milhões de dólares e que o Brasil tem uma linha de crédito para Angola de três mil milhões de dólares.

Concertação política

Ana Cabral reafirmou que os dois países vão trabalhar em conjunto para manter a segurança na Zona de Paz e Cooperação do Atlântico, criada, em 1986, pelas Nações Unidas, constituída por Angola, Argentina, Benim, Brasil, Camarões, Cabo Verde, República do Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Gâmbia, Ghana, Guiné-Bissau, Libéria, Namíbia, Nigéria, Senegal, São Tome e Príncipe e Serra Leoa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana