terça-feira, 18 de outubro de 2011

Angola: PIB VAI CRESCER ESTE ANO “ABAIXO DO PREVISTO”…




SBR - LUSA

Lisboa, 18 out (Lusa) -- O Produto Interno Bruto (PIB) de Angola deverá crescer "3,7 por cento" em 2011, "abaixo do previsto no Orçamento Geral do Estado inicial", embora o país tenha escapado à "recessão", afirmou hoje o Presidente angolano.

No discurso do estado da Nação, na Assembleia Nacional, José Eduardo dos Santos atribui a descida na previsão de crescimento para este ano à "redução da produção petrolífera pela empresa BP, por razões técnicas, que foi entretanto compensada em parte pelo aumento do preço médio anual do barril de petróleo bruto e por um crescimento mais acelerado do setor não petrolífero".

Por outro lado, frisou o Presidente angolano, os dados divulgados em setembro pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) "indicam que Angola foi um dos poucos países do mundo a escapar da recessão em 2009, pois o seu PIB cresceu 2,4 por cento, enquanto o PIB mundial decrescia 0,7 por cento".

Embora o refira "a título de projeção, uma vez que o seu exercício ainda não está concluído", José Eduardo dos Santos aponta para "uma taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto de 12 por cento" em 2012, "sendo 13,4 por cento do setor petrolífero e 12,5 por cento do setor não petrolífero", e para "uma taxa de inflação na ordem dos dez por cento".

Em 2010, recordou José Eduardo dos Santos, "o PIB cresceu 3,4 por cento e o cenário económico angolano caracterizou-se pela recuperação lenta dos preços do petróleo", tendo as reservas internacionais líquidas do país subido em 2010 "do equivalente a 12.600 milhões para cerca de 17.500 milhões de dólares".

Em fins de junho deste ano, situavam-se "em 21.400 milhões, o que representa um incremento de 23,6 por cento desde o início do ano", acrescentou.

O chefe de Estado reconheceu que "a inflação continua a ser um desafio para Angola", precisando que, "depois de anos de descida sustentada, a taxa de inflação (...) cresceu novamente, para 14,7 por cento, em 2010".

Porém, referiu, para 2011 estima-se que "a inflação fique abaixo dos 12 por cento projetados no Orçamento Geral do Estado, uma vez que a variação acumulada de janeiro até agosto deste ano se cifra em apenas 6,86 por cento, contra 8,4 por cento no período homólogo de 2010".

Para a área dos transportes e infraestruturas -- "de todos os subprogramas o que registou um crescimento mais assinalável", frisou -, o Presidente angolano anunciou a conclusão, no próximo ano, da "primeira fase do novo aeroporto internacional, em Luanda", que "terá capacidade para 15 milhões de passageiros por ano".

José Eduardo dos Santos informou ainda que já foi aprovada "a construção do maior porto comercial do país na Barra do Dande, província do Bengo", que "será a principal porta de entrada de mercadorias" e adiantou que entre 2012 e 2013 deverão estar concluídos "todos os caminhos de ferro" e o Porto do Lobito.

José Eduardo dos Santos referiu o crescimento médio anual do setor da indústria transformadora, na ordem dos oito por cento, que resultou, entre 2008 e 2011, na criação de "750 empresas privadas" e de "25.120" postos de trabalho diretos, com o valor dos investimentos privados a rondar os "quatro mil milhões de dólares".

Nos próximos cinco anos, acrescentou o Presidente, prevê-se que a indústria transformadora registe "um crescimento médio anual na ordem dos dez por cento e que o número médio anual de postos de trabalho a criar seja de 7.400 diretos e 7.580 indiretos".

José Eduardo dos Santos referiu ainda o crescimento de "16,1 por cento na chegada de turistas" a Angola, com a oferta hoteleira a crescer "para 136 unidades, com uma taxa média de ocupação de 89 por cento", e os investimentos a ultrapassarem os "mil milhões de dólares".

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana