domingo, 23 de outubro de 2011

Autoridades do CNT confirmam que vão entregar corpo de Muammar Kadhafi aos parentes



RTP

As novas autoridades líbias vão devolver o corpo do ex-líder Muammar Kadhafi aos seus familiares, anunciou hoje Ahmed Jibril, um responsável do Conselho Nacional de Transição (CNT).

Ao contrário do que tinha sido previamente anunciado, Kahaffi foi autopsiado hoje de manhã e o chefe da patologia forense líbia, Othman al-Zintani, confirmou que a autópsia revelou que o ex-lider líbio morreu com um tiro na cabeça.

Sobre a devolução do corpo, Jibril explicou que "a decisão tomada foi de devolver o corpo à sua família mais alargada, já que nenhum membro de sua família próxima está presente".

"O CNT está em conversações com a família. É sua família que decidirá onde Kadhafi será enterrado, em concertação com o CNT", declarou, recusando-se a precisar quando o corpo será entregue.

Depois da morte de Muammar Kadhafi, na quinta-feira, em Syrte, centenas de líbios afluem para ver com os seus próprios olhos o cadáver do ex-dirigente do país, que está exposto numa câmara frigorífica na cidade de Misrata.

Num comunicado divulgado pelo canal de televisão Arrai, na sexta-feira, a viúva de Kadhafi apelou à ONU e às organizações internacionais para fazerem pressão sobre o CNT para devolver os corpos de seu marido e de seu filho Mutassim, morto também na quinta-feira em Syrte.

Fontes oficiais tinham declarado que Muammar Kadhafi seria enterrado num lugar secreto, para evitar peregrinações ao seu túmulo.

Muammar Kadhafi foi capturado vivo em Syrte, sua região natal, e foi morto pouco depois, em circunstâncias ainda por esclarecer.

*Foto EPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana