CSR - LUSA
Banguecoque, 23 out (Lusa) -- As Forças Armadas da Tailândia reforçaram hoje os diques ao longo do rio Chao Phraya, que atravessa Banguecoque, uma vez que a elevação repentina do nível das águas tem dificultado os esforços em conter as inundações.
A primeira-ministra, Yingluck Shinawatra, preveniu, no sábado, que a crise poderá durar "entre quatro a seis semanas", apelando aos habitantes da capital para que se preparem para as inundações.
As autoridades - que abriram, há alguns dias, as barreiras nos canais que atravessam Banguecoque para deixar fluir as águas que vinham do norte do país - estão a lutar em várias frentes.
Agora, o nível do rio Chao Phraya é objeto de "grande preocupação", indicou o governo num comunicado.
No sábado, o rio transbordou em alguns pontos, causando inundações em alguns distritos do centro da capital, que é o centro da vida política, o que obrigou uma corrida contra o relógio para combater esses transbordos antes da maré cheia de hoje à tarde.
A administração da capital apelou às pessoas que vivem à margem do rio que deixem o local.
No norte da cidade, onde os canais transbordaram e inundaram muitos bairros desde sexta-feira, a água aproxima-se do aeroporto de Don Mueang (voos nacionais), que recebe milhares de desabrigados e está a proteger seus muros com sacos de areia.
"A situação parece sob controlo, vemos menos transbordos de água e os militares estão a trabalhar para evitar fugas", disse o responsável pelo distrito de Don Mueang, Phumpat Damrongkiatisak.
O governo, que está a sofrer o primeiro teste desde que assumiu o poder em agosto, tentou, durante muito tempo, impedir a capital de ser inundada pelas águas das monções, que já mataram pelo menos 350 pessoas no país.
Entre 28 e 30 de outubro será crucial, com a grande maré, que tornará mais difícil o escoamento da água para o mar.
*Foto DE JOSÉ MARTINS (português a viver na Tailândia) em AQUI TAILÂNDIA – Veja mais fotos em A MINHA MANHÃ DE DOMINGO DE 23 DE SETEMBRO DE 2011 - (CHEIAS DE BANGUECOQUE)
Sem comentários:
Enviar um comentário