sábado, 8 de outubro de 2011

BRASIL INICIA REFORÇO DE RELAÇÕES COM A INDONÉSIA





GL - LUSA

São Paulo, 07 out (Lusa) - O Brasil e a Indonésia iniciaram um esforço para estreitar as relações comerciais e políticas entre os dois países, afirmou hoje a diplomacia brasileira.

O reforço nas relações é considerado estratégico pelos dois países, que aspiram à liderança nas suas respetivas regiões. A cooperação deverá englobar setores como agroindústria, tecnologia e defesa do meio ambiente.

A vice-secretária para a Ásia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Maria Edileuza Reis, liderou nesta semana uma missão de diplomatas e empresários brasileiros à Indonésia.

O objetivo da viagem foi negociar acordos comerciais em áreas como aviação, mineração e engenharia civil.

"Em termos de investimento e de comércio, as perspetivas são inúmeras", disse a diplomata à imprensa local. A responsável considerou que o intercâmbio bilateral está em ascensão, mas pode crescer ainda mais devido ao dinamismo e à dimensão das duas economias.

O comércio entre os dois países totalizou 3.000.

milhões de dólares (2.225 milhões de euros) em 2010. Para 2011, as estimativas apontam que ele deva chegar a 4.500 milhões de dólares (3.336 milhões de euros).

Além das trocas comerciais, os investimentos estão em destaque no momento, como indica a aposta da mineradora Vale no arquipélago asiático. A gigante brasileira adquiriu uma participação maioritária na companhia International Nickel Indonesia, por 4.500 milhões de dólares.

Uma nova missão comercial brasileira para a Indonésia deverá ser realizada em novembro, com 20 empresas brasileiras, incluindo hidroelétricas, produtoras de etanol e da área dos transportes.

O reforço das relações entre os dois países não se limita ao setor económico. Membros do G20, os dois países também ambicionam uma aliança em outras áreas.

"A Indonésia pode influenciar outros estados da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), da mesma maneira que o Brasil na América Latina", afirmou a vice-secretária do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Sem comentários:

Mais lidas da semana