sábado, 8 de outubro de 2011

Horta diz que atribuição do prémio a três mulheres é "comovente" e "não podia ser melhor"




MSE - LUSA

Díli, 08 out (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse hoje à agência Lusa que a decisão de atribuir o Prémio Nobel da Paz deste ano a três mulheres foi "comovente" e "não podia ser melhor".

"Para mim é bastante comovente e creio que a decisão não podia ser melhor escolher para o Prémio Nobel da Paz pessoas, mulheres, que tiveram um papel central na pacificação da Libéria e que, no caso do Iémen, ainda está em curso", afirmou o também Prémio Nobel da Paz de 1996.

Segundo José Ramos-Horta, no caso do Iémen, a ativista Tawakkul Karman "precisa de toda a visibilidade e de todo o apoio para que possa continuar este papel de coragem de levar a paz e a democratização ao Iémen, uma das sociedades mais complexas de uma das regiões mais difíceis do mundo, neste momento".

Em relação às laureadas da Libéria, a Presidente Ellen Johnson-Sirleaf e a ativista Leymah Gbowee, José Ramos-Horta destacou que tiveram um papel extremamente importante na "estabilização e pacificação do país".

O Comité Nobel Norueguês distinguiu na sexta-feira três mulheres com o Nobel da Paz pela sua "luta pacífica em defesa da segurança das mulheres e dos direitos das mulheres na participação total no trabalho de construção da paz".

A Presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, a ativista liberiana Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkul Karman foram as laureadas.

3 comentários:

Anónimo disse...

mensagem mais recente so esta entao nao publicam o que aconteceu no aeroporto de Darwin?????? "TIMORENSE DETIDA POR POSSUIR $400.000 (QUATROCENTOS MIL DOLLARES)...porque ela e mulher dum Ministro.

Página Global disse...

Não temos confirmação da veracidade da notícia. As autoridades de Darwin afirmam desconhecer o caso nos moldes como o cita. Lamentamos mas será preciso fornecerem-nos informações exatas e que possamos confirmar sobre a veracidade. Aguardemos que o fim de semana passe e que se verifique desenvolvimento, ou não.
Se acaso o leitor tem informações que nos possa fornecer ficaremos muito agradecidos. Mulher de ministro de TL? Mais dados que possa fornecer será conveniente. Aguardamos.
Muito obrigado.

Anónimo disse...

Muito Bem Página Global,

Timor Leste não precisa de mais rumores, se fôr verdade que publiquem. Se não fôr trata-se de mais uma manobra propagandistica de quem não gosta de Timor Leste e visa só desestabilizar, aquilo de que Timor precisa menos.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana