quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cruz Vermelha distribui estojos de primeiros socorros para reduzir mortes nas estradas




ANGOLA PRESS

Nampula, Moçambique - A Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) vai entregar estojos de primeiros socorros às viaturas de transporte de passageiros e carga, para reduzir as mortes em consequência dos acidentes de viação, anunciou hoje (quarta-feira) a Lusa .  
 
Segundo Américo Ubisse, secretário-geral da CVM, a medida, que poderá vir a abranger outras viaturas, surge em resposta aos desafios da Década de Segurança Rodoviária, declarada pelas Nações Unidas.
   
"Todos os motoristas, quer dos transportes públicos, semi - colectivos de passageiros, quer mesmo individuais, terão que se preocupar pela sua segurança e a de outros ocupantes das viaturas", disse Américo Ubisse, em declarações à Lusa.  
      
A mesma fonte adiantou que decorrem neste momento acções de capacitação do pessoal que vai realizar esta actividade, nos próximos 10 ou 20 dias.
   
O trabalho irá envolver um universo de 70 mil membros inscritos naquela organização humanitária e cerca de 6.500 voluntários activos, em todo território nacional.  
 
"Neste momento, o que precisamos é consolidar a experiência nos locais com maiores focos de acidentes de viação e depois irmos expandindo para outras regiões", disse Ubisse. 
  
O secretário-geral da Cruz Vermelha de Moçambique afirmou que, no quadro destes esforços, a sua instituição vai reforçar a capacidade de resposta ao Serviço Nacional de Salvação Pública, concedendo uma das suas ambulâncias, adquiridas aquando da realização dos X Jogos Africanos. 
  
A Federação Internacional da Cruz Vermelha atribui à CVM uma frota de 10 ambulâncias devidamente equipadas, as quais a instituição moçambicana pretende partilhar com outros parceiros, em acções de resgate das vítimas dos acidentes de pequena, média e grande magnitude e outras calamidades naturais.

*Foto em Lusa  

Sem comentários:

Mais lidas da semana