terça-feira, 11 de outubro de 2011

Egipto: MILHARES ASSISTIRAM AOS FUNERAIS DOS MANIFESTANTES MORTOS




DESTAK - LUSA

Milhares de pessoas assistiram na noite de segunda-feira aos funerais de 17 dos 25 manifestantes mortos nos confrontos de domingo no Cairo, segundo as imagens transmitidas em direto pela televisão privada ON TV.

Os confrontos de domingo ocorreram no centro do Cairo, durante uma manifestação de cerca de mil cristãos coptas em protesto pelo incêndio de uma igreja no sul do país.

Os 17 caixões foram transportados num cortejo fúnebre desde o hospital copta, no centro do Cairo, onde os corpos foram autopsiados, até à catedral copta do Cairo, situada no bairro de Abbassiya, indicou a agêncial oficial Mena.

Um dos médicos legistas que procedeu às autopsias, Magued Louis al-Nimr, afirmou à ON TV que 10 dos 17 corpos tinham sido esmagados por veículos.

Alguns manifestantes disseram ter sido atacados por desordeiros e que a violência se tornou incontrolável depois de um veículo militar atropelar alguns dos cristãos.

Os coptas representam cerca de 10 por cento da população do Egito (85 milhões), maioritariamente muçulmana sunita.

Os confrontos de domingo foram os piores episódios de violência sectária desde a revolta popular que afastou do poder Hosni Mubarak, em fevereiro. Morreram 25 pessoas e ficaram feridas mais de 300.

Sem comentários:

Mais lidas da semana