sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ellen Johson-Sirleaf é símbolo de coragem da mulher africana -- Fórum Mulher de Moçambique




HYC - LUSA

Maputo, 07 out (Lusa) - A escolha de Ellen Johnson-Sirleaf para Prémio Nobel da Paz 2011 é um encorajamento às mulheres africanas na luta pelos seus direitos, considerou o Fórum Mulher, uma congregação de organizações dos direitos da mulher em Moçambique.

A Presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, a primeira e até ao momento única mulher a ser eleita para a chefia de um Estado em África, a sua compatriota Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkul Karman foram hoje distinguidas com o Prémio Nobel da Paz 2011 pelo seu papel na luta pacífica em defesa da segurança das mulheres e dos direitos das mulheres na participação total no trabalho de construção da paz.

Comentando a distinção das três mulheres, a coordenadora do programa sobre direito sexual e reprodutivo no Fórum Mulher, Maira Domingos, disse que o prémio traduz o reconhecimento da confiança da mulher africana na luta pelos seus direitos.

"A figura da Ellen Johnson-Sirleaf representa para as mulheres africanas confiança, coragem e auto-estima, para a sua libertação", afirmou Maira Domingos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana