domingo, 16 de outubro de 2011

EUA VÃO RETIRAR TODAS AS TROPAS DO IRAQUE ATÉ JANEIRO




JORNAL DE NOTÍCIAS

Os Estados Unidos abandonaram o plano de manter tropas no Iraque e a maioria dos 41 mil soldados que ali se encontram vão partir para o Kuwait, avançou a agência noticiosa norte-americana AP, que cita uma fonte governamental.

Um porta-voz do Pentágono disse no sábado que ainda não foi alcançada nenhuma decisão, mas um membro da Administração de Barack Obama, sob anonimato, confirmou à AP que todas as tropas americanas vão deixar o Iraque, com a excepção de 160 soldados ligados à embaixada dos EUA em Bagdade, a maior do mundo.

Um militar norte-americano, também sob anonimato, confirmou à AP esta situação, mas salientou que alguns militares poderão vir depois a ser destacados para missões de treino no Iraque caso seja necessário e pedido.

Nos últimos meses, Washington tem discutido com os líderes iraquianos a possibilidade de alguns milhares de soldados continuarem naquele país para treinarem as forças de segurança, mas com imunidade judicial, situação recusada pelo Iraque.

De acordo com a AP, os EUA têm no Iraque cerca de 41 mil soldados, que vão, na sua maioria, deixar o país até Janeiro rumo ao Kuwait, enquanto outros serão enviados para outras localizações ou regressarão a casa.

Até Janeiro, os EUA colocarão fim a oito anos de envolvimento na guerra do Iraque, onde mais de 4.400 soldados americanos perderam a vida desde Março de 2003.

 Mais Mundo

Sem comentários:

Mais lidas da semana