terça-feira, 18 de outubro de 2011

GNR destrói engenhos explosivos recolhidos em Timor-Leste, alguns da II Guerra Mundial




SIC NOTÍCIAS

O agrupamento da Guarda Nacional Republicana (GNR) destacado em Timor-Leste procedeu hoje à destruição de uma série de engenhos explosivos encontrados no território timorense, incluindo granadas utilizadas  na II Guerra Mundial. 

"Todo este tipo de material é material que vem já desde o tempo da segunda  guerra mundial, outro que era usado pela resistência timorense", afirmou  à agência Lusa o sargento-ajudante Albino Morais, chefe da equipa de inactivação de explosivos da GNR em Timor. 

Segundo o sargento-ajudante Albino Morais, o material foi recolhido entre 25 de Abril e segunda-feira e foi encontrado por todo o território  timorense. 

O material recolhido e destruído no campo de tiro da Polícia Nacional  de Timor-Leste (PNTL), em Metinaro, a leste de Díli, inclui granadas de  morteiro, granadas de artilharia e granadas de mão. 

O sargento-ajudante da GNR pediu também às pessoas para não tocarem  neste tipo de material porque podem correr risco de vida. 

"Pedimos a todas as pessoas aqui do teatro de operações de Timor, que  sempre que se encontrem na presença destes tipos de engenhos que por favor  não mexam e informem as autoridades para se deslocarem ao local", alertou  o sargento-ajudante. 

A semana passada duas pessoas morreram em Baucau vítimas de um engenho explosivo.
 
No local esteve também presente, o comissário-geral da PNTL, Longuinhos  Monteiro, que destacou o apoio da GNR na formação de especialistas em engenhos  explosivos. 

A GNR formou em Portugal três polícias timorenses em engenhos explosivos.

"Estou muito confiante de que eles possam futuramente exercer esta tarefa  sozinhos. Reconhecemos alguma falta de equipamento e material para este  efeito", disse, prometendo para breve a aquisição daquele material e equipamento.

Com Lusa  - Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana