terça-feira, 18 de outubro de 2011

China: Lusofonia promove-se na Feira Internacional de Macau entre 20 e 23 de outubro




JCS - LUSA

Macau, China, 18 out (Lusa) - Cerca de 150 pessoas entre empresários, governantes e dirigentes dos serviços de promoção do comércio e do investimento dos países de língua portuguesa participam entre 20 e 23 de outubro na Feira Internacional de Macau.

A cumprir a sua 16ª edição, a Feira vai decorrer nas instalações do complexo The Venetian, um centro de hotelaria e jogo que tem associado espaços de exposição e vai juntar mais de 850 expositores de Macau, do continente chinês e do estrangeiro, registando pela primeira vez participantes do Nepal e do Quénia, enquanto que o Vietname, Coreia do Sul, Índia, Paquistão e Peru passam a ter expositores próprios.

Entre os setores de atividade da lusofonia presentes no certame, Portugal vai estar representado com a consultadoria, comércio alimentar e vinhos, Angola com o comércio, agricultura, saúde, pescas, prestação de serviços de jardinagem, hotelaria, construção civil e obras públicas, captação e tratamento de água enquanto que o Brasil, o maior parceiro lusófono da China vem apenas promover as exportações.

Cabo Verde traz a Macau a promoção de investimentos, feiras e convenções e da zona comercial franca, a Guiné-Bissau a promoção de investimentos, Moçambique a promoção de exportações e Timor-Leste a Câmara de Comércio e Indústria.

Ao nível político e diplomático, estarão em Macau os ministros da Economia, Plano e Integração Regional da Guiné-Bissau, Maria Nosolini Embaló, e da Economia e Desenvolvimento de Timor-Leste, João Gonçalves, além dos embaixadores e representantes diplomáticos dos países de língua portuguesa radicados em Pequim e Macau.

Na apresentação da Feira de Macau, Rita Santos, Secretária-Geral adjunta do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa salientou que serão disponibilizados técnicos bilingues para as bolsas de contactos entre empresários chineses e da lusofonia.

"Para além das informações económicas e comerciais de cada país de língua portuguesa, nos stands terão amostras dos produtos específicos que interessam aos empresários na procura de parcerias de cooperação bem como peças de arte dos artesãos convidados para a semana cultural da China e dos países de língua portuguesa que serão postos à venda no Festival da Lusofonia", concluiu.

A Feira Internacional de Macau é o maior certame realizado localmente para a promoção do comércio e do investimento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana